1º Referendo CryptoEscudo

Bem-vindo ao sistema de votação para o CryptoEscudo ®

Ao longo desta página, explicamos o porquê e como participar neste referendo.


Saiba mais

porquê este referendo?


Após meses sucessivos de valorização sustentada, ainda que com fortes oscilações, normais na fase inicial de funcionamento de mercados baseados na oferta e procura, o CryptoEscudo deixou de evoluir tão positivamente no seu percurso de valorização, a partir do início de setembro. Isso começou a acontecer exatamente no mesmo momento em que uma pool de mineração, funcionando no sistema de multipool , começou a vender ao desbarato todos os CryptoEscudos que minera em grande quantidade.

A VALORIZAÇÃO, um dos objetivos do CryptoEscudo, fica comprometida.
Sendo o CryptoEscudo quase sempre uma das moedas mais rentáveis para a mineração tipo multipool, porque tem uma comunidade real de suporte e porque tem um projeto que todos, gostem ou não, reconhecem como único, é normalmente uma das moedas mais fortemente mineradas, para vir a ser vendido a qualquer preço e tão rápido quanto possível, procurando lucros especulativos baseados na vantagem da conversão de CryptoEscudo em bitcoin.

A UTILIZAÇÃO, um dos objetivos do CryptoEscudo, fica comprometida.
Surge como consequência adicional, que a saída dos blocos de mineração do CryptoEscudo sofre oscilações violentas que impossibilitam por completo a sua utilização como forma de pagamento viável - isto tem a ver com a enorme variação da capacidade de mineração provocada pelos sistemas multipool geralmente baseados em algoritmos de custo/recompensa muito simplistas e portanto de desempenho muito imprevisível e profundamente instável.

A DIVULGAÇÃO, um dos objetivos do CryptoEscudo, fica comprometida.
Ainda como outra consequência adicional aparece a grande concentração da mineração, afastando a participação de mineradores de pequena dimensão, que muito contribuem para a divulgação e apresentação da moeda e das suas muitas potencialidades nas suas redes de contactos, motivados pelo seu interesse em valorizar os CryptoEscudos de que participaram na criação, revelando-se bastante importantes ao conseguir suscitar interesse, apoio e uso.

Os criadores do CryptoEscudo - Eugénio Apolo e Ana Costa - claramente apoiados pelos membros mais ativos da comunidade CryptoEscudo, entendem que aceitar comportamentos como o das multipools, garante a inviabilidade dos objetivos da moeda no imediato, pondo mesmo em risco a sua existência a prazo, devido à completa inutilidade do sistema para transações financeiras e comerciais reais, segundo mostram os muitos resultados de outras moedas mineradas por multipools ou caindo em oscilações de processamento de transações muito prolongadas. Entendem, portanto, que podem e devem ser tomadas medidas de caráter técnico, legal e social para travar qualquer sistema de mineração que prejudique o CryptoEscudo e atrase ou comprometa os seus objetivos enunciados.

Sendo esta uma abordagem original e única, que pretende estabelecer limites contra a especulação e a ganância como comportamentos extremos e destrutivos, em tudo semelhantes aos que criaram crises diversas financeiras e económicas devastadoras, entendem os criadores do CryptoEscudo que deve ser votada, por todos aqueles que já detêm CryptoEscudos e que, portanto, funcionam como "acionistas" informais do projeto e apoiantes dos seus objetivos.

Surge portanto em votação referendária, a seguinte pergunta:

Como votar

Quem pode votar?


Podem votar todos os que forem detentores de uma carteira base CryptoEscudo e de, pelo menos, um endereço com CryptoEscudos. O peso do voto é proporcional ao montante de CryptoEscudos associados ao endereço votante, ou seja, quanto maior o número de CryptoEscudos associados ao endereço usado na votação, maior o peso do voto. Cada utilizador pode votar e deve votar as vezes que entender, usando cada um dos seus endereços, onde deve manter os CryptoEscudos usados como suporte ao seu voto até ao apuramento dos RESULTADOS FINAIS. Quero votar!

instruções


1

Na sua carteira CryptoEscudo, selecione a opção de menu [Ficheiro » Assinar mensagem]. Ver exemplo

2

Selecione o endereço que vai usar para votar e escreva uma das seguintes mensagens de voto: SIM ou NAO. Ver exemplo

3

Selecione a opção [Assinar Mensagem] para obter o resultado da assinatura. Ver exemplo

4

Com o resultado da assinatura que a sua carteira CryptoEscudo lhe mostrou, preencha o formulário de votação abaixo. Ver exemplo

apuramento de resultados


A informação sobre a quantidade de CryptoEscudos existentes em cada endereço, para efeitos de contagem e verificação da representatividade de cada voto é obtida através de consulta via API ao Explorador de Blocos existente e público, conforme indicado na carteira base CryptoEscudo, no endereço explorador.cryptoescudo.net, sendo portanto todo o processo de contagem de resultados verificável por qualquer interessado.

Os RESULTADOS PROVISÓRIOS são uma contagem provisória e uma lista dos votos recebidos com indicação do seu peso, obtidos no momento da votação, a partir de consulta ao balanço do endereço indicado, onde deverão permanecer para serem considerados como definitivos na contagem final. Os resultados provisórios podem ser consultados aqui.

Os RESULTADOS FINAIS serão obtidos voltando a contar a quantidade de CryptoEscudos existentes em cada endereço usado na votação realizada e considerando o sentido de voto expresso. Essa contagem será realizada após o fecho da votação, algures nas 24 horas seguintes, sendo tornado público o momento em que ocorreu a verificação dos endereços votantes. Os resultados obtidos no momento da verificação serão considerados finais e publicados como tal.

Votação

Início às 0 horas de 20 de Janeiro de 2016. Fim às 24 horas de 27 de Janeiro de 2016.


Para votar basta preencher o formulário abaixo, com os dados que usou na sua carteira CryptoEscudo acrescentando o texto da assinatura obtida. Nada acontece ao seu endereço, porque o que está a fazer é apenas assinar a sua votação com a mesma chave privada com que assina as transações em que envia CryptoEscudos e onde demonstra que lhe pertencem. A assinatura do voto não implica qualquer perda de privacidade uma vez que será pública a quantidade de CryptoEscudos para qualificação do voto mas tal em nada implica o conhecimento de quem os controla.

Deve copiar o endereço CryptoEscudo e a assinatura obtida na sua carteira, assim como o seu sentido de voto - SIM ou NAO (em maiúsculas e sem uso de caracteres portugueses que podem, em certos sistemas criar incompatibilidades entre o voto assinado dentro da carteira, a sua colocação aqui e a subsequente validação automática da assinatura).

formulário de votação


Resultados Finais